Museu da Historia Natural

O Museu Até Você: Museu de História Natural de Maputo Leva Educação Ambiental às Escolas e Comunidades da Katembe e Matola

No contexto das celebrações do Dia Mundial da Biodiversidade (22 de maio) e do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu de História Natural de Maputo promoveu uma série de exposições itinerantes em escolas secundárias e comunidades, com o objetivo de fortalecer a consciencialização sobre o meio ambiente.

Com as suas instalações temporariamente encerradas para obras de requalificação, o museu tem vindo a desenvolver novas formas de manter ativa a sua missão educativa, adaptando-se ao contexto atual e ampliando o seu alcance territorial: levando o conhecimento até onde ele é mais necessário — nas comunidades e nas escolas.

A iniciativa, intitulada “O Museu Até Você”, teve lugar em duas instituições de ensino: Escola Secundária de Nwamatibjane, nos dias 29 e 30 de maio, e Escola Secundária de Incassane, nos dias 5 e 6 de junho.

Na sua primeira edição, os estudantes participaram numa palestra interativa sobre biodiversidade, seguida de uma visita guiada a uma exposição montada numa das salas das escolas. O momento proporcionou descobertas sobre a importância da conservação da vida em todas as suas formas e reforçou o apelo à participação ativa na redução da poluição plástica.

A atividade despertou o interesse de muitos alunos da área de Ciências Naturais, especialmente os que estudam Biologia, motivando-os a imaginar futuras carreiras ligadas à conservação, investigação científica e trabalho museológico Paralelamente, e de forma inédita, o Museu levou também a sua exposição a duas comunidades: Incassane, na Katembe (nos dias 6 e 7 de junho), e Nwamatibjane, na

Matola (13 e 14 de junho). A atividade abrangeu todas as faixas etárias — desde crianças até adultos — e ofereceu uma experiência educativa e interativa, com destaque para áreas como entomologia, educação ambiental e taxidermia. Esta é apenas a primeira paragem da iniciativa. Em breve, novas escolas e comunidades também irão receber a visita do museu itinerante, reforçando o compromisso de levar a educação científica e ambiental para além dos muros institucionais.

A realização desta atividade foi possível graças à colaboração entre o Museu de História Natural de Maputo, o projeto Clima de Mudanças e o projeto COREBIOM. O projeto COREBIOM é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, sendo implementado através de uma parceria entre a Universidade Sapienza de Roma, a Estação Zoológica Anton Dohrn e a organização WeWorld

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top